EVOLUÇÃO – substantivo feminino (claramente!!) – ato, processo ou efeito de evoluir.
Faz quantas décadas que debatemos as teorias da educação e do processo de aprendizagem, como as pessoas aprendem e os métodos e metodologias mais adequados para o ensino-aprendizagem? Ah.. sei lá…DESDE SEMPRE talvez!!!!
E ainda assim…ainda assim me deparo com pessoas que se acham “estúpidas” ou “burras” porque não possuem uma determinada habilidade.
Tem um cara aí …um tal de Howard Gardner…esse fulaninho aqui vem falando da teoria das inteligências múltiplas faz tempo. Há controvérsias e há os opositores?? CLA-RA-MEN-TE!!!!
Toda teoria tem os opositores e os negacionistas dela…Mas eu acredito muito nessa teoria.
Não é porque não sei trocar a resistência do chuveiro, o teorema de Pitágoras ( e sua real aplicação na minha vida) ou a fórmula da acetona, que me considero burra. Não possuo essas habilidades, mas possuo outras.
Me corta o coração quando um aluno vem fazer aula experimental comigo e diz que se considera burro porque não consegue aprender inglês. Meu querido…você pode ter dificuldades para aprender um idioma. Mas isso não te torna burro. De forma alguma.
Dominar outro idioma é apenas uma das muitas coisas que você pode saber e fazer com maestria na sua vida. Apenas uma. Dentre as infinitas possibilidades.
De onde tiramos essa necessidade de um conhecimento padronizado, nivelado e equacionado?? De onde vem essa necessidade de saber e aprender o que se pede dentro da modinha e dentro daquilo que se espera que aprenda?
Da vida, das mídias sociais e dos blogueiros, da família e da comunidade no qual estamos inseridos, do mercado capitalista, da escola….
Quantas vezes os alunos mais incríveis nas aulas de artes ou educação física, e que talvez não se identificam tanto com matemática e física, se sentem “menos”, se sentem “burros” porque não alcançam o “cabeça” da sala.
Somente um parênteses aqui – odeio escolas que instituem esse ranking absurdo…século 21 meus amigos…chega de definir pessoas por um número que mostra que ela decorou toda o conteúdo das 13 matérias e conseguiu escolher a opção correta na maioria das questões.
EVOLUÇÃO nunca se fez tão necessária.
Desdenhamos as aulas de artes, música, educação física …mas na pandemia o que salvou a gente em casa?? Atrás do que fomos para passar o tempo e buscar uma nova forma de sobrevivência??
Fomos fazer nossa arte pra vender, nossos bolos, e fomos redescobrir nossas habilidades para poder não surtar (missão quase impossível eu diria, principalmente se você tem o hábito de ler as notícias durante o dia) e para poder passar o tempo, a vida, e ainda equilibrar a alma.
Será que não chegou a hora de deixar as habilidades, as inteligências individuais falarem mais alto e deixarmos os desenhistas, os jogadores de xadrez, os amantes da arte e do artesanato, os cozinheiros e aspirantes a astronautas desenvolverem aquilo que querem e que gostam sabendo que não são burros porque aquilo que eles fazem não precisa de um número em uma escala métrica educacional para que a instituição de ensino possa continuar existindo??
Quantas pessoas você conhece que fizeram a “faculdade dos sonhos” e lá na casa dos 30 jogaram tudo pro alto e foram fazer algo que não tinha nada a ver com a tal faculdade??
Recebo tantos universitários questionando o curso deles…questionando as escolhas deles…as vezes eles nem sabem o que gostam…o que admiram…eles sabem que precisam disso para ser alguém…que precisam se encaixar e se enquadrar…e pra isso tem o ENEM…tem os vestibulares…tem a vida cobrando…e os quadros ficam sem ser pintados, os instrumentos sem serem tocados, as flores sem serem plantadas, os animais sem serem admirados e salvos, a vida sem ser vivida….mas temos engenheiros, advogados, médicos e arquitetos…os diplomas estão ali….na gaveta ….e a sensação de fracasso deles é tão grande…como se eles desapontassem o mundo todo…
Que mundo???
Esse aqui que tá acabando?? esse que a cada dia que você acorda é um dia a menos de vida??
Meu anjo…você não é burro porque não sabe inglês…você só não aprendeu ainda…e se quiser…você vai aprender…mas eu te pergunto….você quer???
O que você quer??